,

Proxy da UFMG no Chrome

Bom, essa dica é para os colegas da UFMG.

Como muitos já sabem, a Universidade oferece um serviço de Proxy que permite que você acesse determinados sites da sua casa como estivesse usando um computador dentro da rede universitária. Isso permite acesso direto a sites como o Periodicos CAPES e Science Direct para o download de artigos científicos. No entanto, uma vez configurado o Proxy no seu navegador, este redireciona todo o tráfego de internet pelo Proxy, o que pode tornar a navegação em outros sites mais lenta. Uma alternativa é ter dois navegadores separados, um deles somente para o Proxy, mas isso pode atrapalhar a navegação.

Uma boa alternativa nesse caso é instalar o navegador Google Chrome e usar a extensão “Proxy Switchy”. Essa extensão automaticamente muda o Proxy de acordo com o site aberto em cada aba, ou seja, você navega normalmente e o navegador gerencia quando usar ou não o Proxy de acordo com regras que você estabelece.

Pra começar, baixe o Chrome (link) e após a instalação, adicione a extensão Proxy Switchy Sharp (link).

No seu navegador, clique sobre o ícone do Proxy Switchy (em cima à direita) e vá em opções. Na aba “proxy profiles” crie um perfil chamado UFMG, no campo HTTP proxy coloque 150.164.255.201. A porta deve ser 3128. Você deve marcar SOCKS v5. Clique em salvar.

Na aba “switch rules”, clique em “new rule”, dê o nome Periodicos CAPES, em URL pattern coloque “*.periodicos.capes.gov.br/*”, pattern deve ser wildcard mesmo e proxy profile deve ser UFMG (que você criou). Repita o mesmo processo para o Science Direct, com a URL “*.sciencedirect.com/*” (restante igual anterior) e demais sites que desejar acessar pelo Proxy.

Confira se “enable switch rules” está marcado, dê um save e close. Basicamente o que você fez foi dizer ao programa que toda vez que acessar os endereços listados, ele deve usar o Proxy da UFMG.

Ok, hora de testar. Clique novamente sobre o ícone e confira se está marcado “auto switch mode”. Feche o navegador e abra denovo. Acesse www.periodicos.capes.gov.br ou www.sciencedirect.com. Se a configuração estiver certa, o navegador solicitará seu usuário e senha do minhaUFMG (as vezes até 2 vezes). Após entrar com os dados o acesso acontecerá normalmente.

Caso não dê certo, pode ser que você tenha que acessar o minhaUFMG e clicar no link “Atualização cadastral para acesso a novos serviços”, seguindo os passos apresentados.

Atualização 1: o Periódicos CAPES agora também permite o acesso direto através de autenticação via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Veja mais neste link.

Atualização 2: infelizmente a UFMG não assina mais o UpToDate.

14 responses to “Proxy da UFMG no Chrome”

  1. Rafael Avatar
    Rafael

    Cara, muito bom! Genial. Parabéns, explicou muito bem… sempre quis fazer isso. Valeu demais.

  2. João P. Avatar
    João P.

    Bela iniciativa !!! Explicou muito bem de modo fácil, rápido e mostrou uma forma mais eficiente de usar o proxy… vlw mto msm! obrigado!

  3. janaina Avatar
    janaina

    Eeei Manuel, muito obrigada pela ajuda!!!
    Parabéns pela iniciativa em colaborar com o ensino e a pesquisa! Ainda mais de forma tao didática!

    Tenho uma dúvida e gostaria de saber se pode me ajudar.
    Criei uma nova rule name com o pubmed.
    Porém, após, ao acessá-lo, nao vi diferença quanto à disponibilidade de artigos que estão no capes. Posso identificar isso diretamente no site do pubmed enquanto faço minha pesquisa, ou tenho que ir ao capes para encontrar o artigo?
    Obrigada,
    Janaína

    1. manuel Avatar
      manuel

      Oi Janaína,
      O PubMed é um serviço de indexação de artigos oferecido pelo governo dos EUA, não é necessário usar o proxy para acessá-lo.
      Uma vez encontrado o artigo de seu interesse você acessa o CAPES pelo proxy e procura pelo periódico/ano/volume/pag onde o artigo foi publicado.
      Boa sorte!
      Manuel

  4. João Antonio Avatar
    João Antonio

    Amigão, obrigado mesmo, valeu pela iniciativa e praticidade em explicar !!!

  5. Marcela Avatar
    Marcela

    Muito obrigada pela ajuda!! Procurei por essa informação em tudo quanto é lugar e não achei… Ajudou demais!

  6. Joanna Avatar
    Joanna

    Oi Manuel! Obrigada pela iniciativa e esclarecimentos, mas infelizmente, não consegui… Não sei se o servidor da UFMG mudou, mas com esse número de servidor e porta, não consegui nem fazer conexão à rede pelo meu tablet e celular. Ja pelo computador, consigo o acesso à internet, mas não o acesso livre ao uptodate ou CAPES. Você possui novas informações? Sabe se algo mudou? Obrigada! Abs.

    1. manuel Avatar
      manuel

      Oi Joanna,
      Acabei de testar aqui e o acesso ao Uptodate funcionou, só que está muito lento…
      As vezes é um problema temporário no proxy da UFMG, acontece as vezes!
      Abs.

  7. Isabella Zuppo Avatar
    Isabella Zuppo

    Manuel, muito obrigada!!!
    Tive que comentar, você provavelmente não me conhece, mas sou da 8ªIPBH e vim cair bem aqui, nesse seu artigo, que me abençoou demais!
    Abraços

  8. TIago Avatar
    TIago

    Obrigado pela ajuda! Facilita muita a vida.
    Por acaso voce sabe da lista de sites pagos que o portal UFMG da acesso gratuito para nos?

  9. Camila Avatar
    Camila

    Muito obrigada pelo tutorial !!

  10. FERNANDA Avatar
    FERNANDA

    Muito obrigada pela ajuda! mas não consegui acessar o uptodate.. será que acabou o acesso?

    1. manuel Avatar
      manuel

      Sim, também não estou mais conseguindo acessar, nem mesmo de dentro da rede da UFMG…

  11. Caroline Avatar
    Caroline

    Obrigada, ajudou muito! Ótima iniciativa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*